Cartas de longe... e bem perto!

Meu amigo Romain Dunand, operário gráfico e militante revolucionário em Jura, uma pequena e fria cidade que fica na fronteira da França com a Suíça, está sendo processado por Sarkozy por "ultraje à autoridade pública". O que fez Romain? Solidarizou-se, em nome da CNT-Jura, ao compa Florimond Guimard, professor e ativista da rede Educação sem fronteiras, preso em novembro de 2006, por ter se manifestado contra a prisão em "campo de retenção" e posterior expulsão de um migrante sem documentos, pai de dois alunos seus. Na mensagem em que manifesta a solidariedade da CNT-Jura ao compa Florimond, Romain diz que a existência na França de "campos de retenção" é vichysta, e exige seu fechamento, o fim das expulsões de migrantes sem documentos e a liberdade imediata de Florimond. Abaixo, reproduzo três panfletos - todos do meio anarcosindicalista da CNT - que denunciam essa perseguição vichysta e se solidarizam com Romain.


Tirem as patas de sobre Romain! A solidariedade não é um delito!

No último 21 de dezembro, dia de libertação de Florimond Guimard, soubemos que nosso camarada Romain era processado por ultraje à autoridade pública.
Um ano antes, quando da custódia de Florimond, Romain enviara os protestos de nosso sindicato ao ministro do interior. Essa mensagem denunciava os traços liberticidas e vichystas da política conduzida por Sarkozy, pedia a libertação de Florimond e o fim dos processos, e reivindicava o fechamento dos campos de retenção e a regularização de tod@s os imigrantes irregulares.Neste caso, como em outros, o todo-reacionário ao poder usa da intimidação e da criminalização.A CNT de Jura defenderá Romain, e continuará a ser solidária a indivíduos e famílias ameaçadas de expulsão, como pessoas e organizações que as apóiam.
Primeira audiência em 17 de janeiro de 2008, às 9 h diante a 10ª câmara do TGI, Boulevard du Palais à Paris (1er).
Viva a liberdade!

CNT-Jura, 7 de janeiro de 2008


Mais um delito de solidariedade ... Denunciamos censura e repressão!

No último 21 de dezembro, dia de libertação de Florimond Guimard, soubemos que nosso camarada Romain era processado por ultrage à autoridade pública.
Um ano antes, quando da custódia de Florimond, Romain dirigira os protestos de nosso sindicato ao ministro do interior. Essa mensagem denunciava os traços liberticidas e vichystas da política conduzida por Sarkozy, pedia a libertação de Florimond e o fim dos processos, e reivindicava o fechamento dos campos de retenção e a regularização de tod@s os imigrantes irregulares.A Federação dos Trabalhadores da Educação da CNT aprova a atitude de protesto de Romain face à violência do Estado contra os imigrantes sem documentos e aqueles que os defendem, e se compromete a afirmar todo seu apoio.Mais uma vez, o poder tenta criminalizar a solidariedade e o movimento social. Quando sua política é indefensável, o Estado somente tem a intimidação e a tentativa de asfixia financeira a opor àqueles que contestam sua ação. Nossa solidariedade e nossa determinação somente podem ser aumentadas.

CNT-FTE, 10 de janeiro de 2008


A solidariedade não é um delito!

Quando da prisão de Florimond Guimard em 19 de dezembro de 2006, após as manifestações de apoio a um pai de família sem documentos em curso de expulsão, éramos numerosos a ter protestado junto às prefeituras e ao ministério do interior. Entre esses, Romain do RESF 39, que está convocado ao TGI Cidade de Paris, quinta-feira, 17 de janeiro de 2008, às 9 h, por “ultraje à pessoa depositária da autoridade pública”, a saber, o ministro do interior do momento, Nicolas Sarkozy.
Nós consideramos que Romais, como todos nós, somente exerceu sua liberdade de opinião e de expressão e a libertação de Florimond nos conforta.
Estamos e estaremos ao lado de Romain, a solidariedade não pode se tornar um delito.


Por RESF 39, Chantal Herr-Pujol, 11 de fevereiro de 2008